Como dar banho no bebê recém nascido

O banho é um momento relaxante para qualquer pessoa,imagine para o bebê recém nascido,o banho no bebê pode acalmá-lo.Isso porque o banho é capaz de estimular a liberação de substâncias relaxantes no cérebro do bebê.

Mas esse momento pode ser um desafio,principalmente por mães e pais de primeira viagem,mas não impossível.Seguindo algumas dicas básicas,é possível realizar essa tarefa tranquilamente.

Banho do bebê no inverno:

*O horário ideal é de 10:00 da manhã às 14:00 horas,esse horário a temperatura do ambiente está mais quente.

*No ambiente em que for dar o banho,feche portas e janelas para não entrar corrente de ar fria.

*A água deve está na temperatura entre 36º e 37º graus Celsius,pois a pele do bebê é muito sensível,e ultrapassar essa temperatura pode prejudicá-lo.

*Os recém nascidos perdem temperatura corporal muito rápido,não demore muito mais que 5 minutos,pois a água vai perdendo temperatura,principalmente em dias mais frios.

*Evite o choque térmico,do ambiente do banho até outro ambiente para vestir,tipo sair do banheiro onde deu o banho e ir para o quarto,para vesti-lo.Melhor vestir suas roupinhas no mesmo ambiente do banho.(Eu sempre dava banho no quarto e já deixava todas as coisas de uso do lado da banheira).

*Separe todos os itens que for usar durante o banho e após,bem pertinho da banheira para agilizar.

*Em dias de  inverno em que a temperatura cair muito:Melhor se orientar primeiro com o pediatra pois há muitas opiniões sobre se deve ou não dar o banho no bebê,por isso nada melhor do que a orientação do profissional.

Banho do bebê no verão:

*Não há um horário especifico para banhos em época de muito calor,mas é possível criar uma rotina de horários de banho para ele nessa época.Ou quando o bebê apresentar inquietação e até mesmo vermelhidão e suor é sinal de que ele precise de um banho.

*A água não deve estar fria,mas em uma temperatura agradável,e mais próxima da temperatura do bebê.

*É importante saber que em época de muito calor,o bebe recém nascido pode tomar mais de um banho por dia,mas apenas um desses banhos deve ser usado o sabonete e shampoo.

*Mesmo que esteja um dia muito quente,não demore muito com o bebê no banho,para que ele não fique com aquelas ruguinhas de água,pois a pele do bebê é muito sensível.

PASSO A PASSO

1º Passo-Coloque o bebê bem devagar na banheira para ele não assustar,apoie a cabecinha do bebê no seu antebraço esquerdo,com a mão esquerda segure o bracinho do bebê.Você pode colocar uma fralda de pano no antebraço para firmar melhor a cabecinha do bebê.

Foto:alertasaude24horas.com.br

2º Passo-Passe a mão molhada no rostinho do bebê,limpando delicadamente possíveis remelas nos olhos,não é necessário jogar água no rosto do bebê.Repita o processo com as orelhas passando a mão molhada por trás, e depois lave a cabecinha,com muito cuidado para não escorrer para o ouvido.

3º Passo-Lave delicadamente o pescoço,debaixo das axilas,as dobrinhas do braço,as mãozinhas e todo o corpinho,lavar levemente a região genital e as dobrinhas das pernas.Não  é necessário usar sabonete,vai de sua preferência,lembrando que é pouquíssimo sabonete e não lave as mãozinhas com sabonete,somente com água.

4º Passo-Vire o bebê de costas,com a mão direita vire o bebê e apoie o peitoral dele no seu antebraço,lave as costinhas e o bumbum.Caso não se sentir confortável em virar o bebê,incline ele mais um pouco e lave delicadamente o bumbum.

Foto:www.guiadobebe.com.br

5º Passo-Com a toalhinha de capuz  a mão,abra ela sobre o seu corpo com a mão direita,segurando o capuz com o seu queixo,traga o bebê da banheira até a toalha e o envolva.Ou se preferir dá o banho no quarto,deixe a toalha aberto sobre a cama e é só envolver o bebê e enxugá-lo.

Dica extra:Antes de dar banho no bebê ao tirar sua fralda,limpe-o com lenço umedecido ou algodão molhado na água morna,mesmo que ele esteja limpo.Para que a água do banho fique limpinha sem nenhum vestígio de coco ou xixi.

Essa é a maneira tradicional e mais simples de dar o banho,e era dessa forma que eu fazia,mas acredite mesmo você que vai se tornar mãe de primeira viagem.É possível encontrar seu jeitinho todo especial de dar banho nele,o importante é seguir as dicas básicas corretamente.

Se esse conteúdo foi útil para você…

Por favor deixe seu comentário e compartilhe!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 − 2 =