Cuidados com a pele do rosto

Uma pele perfeita e saudável é o sonho de muitas mulheres,mas para algumas isso pode ser um desafio.As vezes esses cuidados que são importantes acabam ficando de lado.Por isso é importante uma rotina fiel de cuidados para conquistar a pele dos sonhos.

Antes de tudo é preciso identificar o tipo de pele,para assim dar a ela o que realmente ela precisa.

Pele Oleosa

A sua característica é uma pele com brilho intenso,poros dilatados e sujeita a acne,a oleosidade se dá pelo excesso da produção de sebo.

Limpeza:O processo de limpeza ajuda a desobstruir os poros e no controle da oleosidade.É preciso escolher sabonete e tônico de limpeza que contenham componentes ativos que ajuda no controle da oleosidade. 

Hidratação:Não é porque a pele é oleosa que não precisa de hidratação,se a pele oleosa não receber hidratação as glândulas sebáceas produzem mais óleo para tentar combater o ressecamento, e o resultado disso é uma pele ainda mais oleosa.Por isso os hidratantes para a pele oleosa não devem conter óleo em sua composição.

Proteção:O uso do protetor solar é indispensável,pois a exposição ao sol sem proteção,causa ressecamento na epiderme e isso contribui para que as glândulas sebáceas produzam mais óleo,na tentativa de reidratar a pele.O ideal são protetores com toque seco e que controle a oleosidade.

Não lave a pele do rosto oleosa com água quente,pois a alta temperatura da água,retira a oleosidade natural,fazendo com que as glândulas sebáceas produzam mais óleo.

Pele Seca

Diferente da pele oleosa,as glândulas sebáceas da pele seca não produzem a quantidade ideal de óleo para lubrificar a pele,e tem por característica uma pele áspera e sem brilho.

Limpeza:A limpeza deve ser feita com produtos de limpeza suave,sabonetes líquidos com pH neutro á base de óleo,que não contenham  sulfatos e álcool.

Hidratação:Para a hidratação da pele seca o ideal é usar hidratantes que tenham componentes ativos hidratantes como,manteiga de karité,aloe vera,pantenol,vitamina e entre outros.

Proteção:Proteja a pele seca do rosto também com protetor solar,por isso escolha protetores solares hidratantes para pele seca,que sejam enriquecido com vitaminas.

Não lave a pele do rosto seca com água quente,para evitar possíveis irritações,coceira e mais ressecamento na pele.

Pele Mista

A sua caraterística é ser oleosa na zona T ou seja,testa,nariz e queijo,e no restante do rosto fora da zona T costuma ser seca ou normal.

Limpeza:Para uma limpeza correta da pele mista,é preciso usar sabonetes de limpeza que atuam no controle da oleosidade,sem deixar a pele ressecada.

Hidratação:A hidratação deve ser suave,de preferência um hidratante com textura de gel ou sérum,que vai ajudar a manter a pele hidratada sem pesar.

Proteção:Assim como a pele oleosa,a pele mista precisa de um protetor solar,que ajude a controlar a oleosidade da pele.Mas é importante o uso de um protetor solar especifico para pele mista.

Não lave a pele do rosto mista com água quente,pois a pele mista tem regiões secas e regiões oleosas,podendo aumentar a oleosidade e o ressecamento da pele.

Pele Normal

A sua característica é uma pele equilibrada,aparência suave,sem poros dilatados visivelmente,com hidratação natural.

Limpeza:A limpeza deve ser feita por sabonetes de limpeza suave.

Hidratação:Para hidratar a pele normal melhor que seja produtos hidratantes que contenham antioxidantes como vitaminas C e E.

Proteção:A proteção é importante para todos os tipos de pele,por isso o uso de protetor solar é indispensável,e claro é preciso ser um protetor que seja especifico para a pele normal.

Não lave a pele do rosto normal com água quente,ainda que a pele normal seja equilibrada,a temperatura alta da água não faz bem para nenhum tipo de pele.

E claro que não podemos deixar de mencionar a importância de uma alimentação equilibrada e saudável,com alimentos ricos em água, como frutas, verduras e legumes.E claro beber muita água lembrando sempre que tudo de bom que precisamos primeiro vem de dentro para fora.

Confira a seguir uma rotina básica de cuidados diários para a pele!

OBS:A intenção do post é compartilhar algumas dicas básicas de cuidados com a pele.Lembrando sempre que na dúvida de como cuidar corretamente da pele,melhor seguir a orientação de um um dermatologista.

Espero que tenham gostado…

Por favor deixe seu comentário!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × dois =