5 Tipos de plantas que purificam o ar

São lindas trazem um clima de natureza e ao mesmo tempo decoram,as maravilhosas plantas também tem o poder de trazer benefícios para nossa saúde,através da purificação do ar.

Por isso vou compartilhar 5 tipos de plantas que purificam o ar!

Espada de São Jorge(Sansevieria)

As 130 espécies que estão incluídas no género são originárias da África e da Ásia, incluindo algumas que são comercializadas como planta ornamental sob os nomes comuns de espada-de-são-jorgeplanta-de-serpentecauda-de-lagarto e língua-de-sogra. (Fonte-wikipédia)

A espada de são Jorge tem a capacidade de absorver substâncias tóxicas que são liberadas através  de tecidos sintéticos,madeira,carpetes,purificando o ar e deixando limpo dessas substâncias.Muitas pessoas costumam dizer que ela tem a capacidade de impedir energias negativas,como inveja,mal olhado,que chegam dentro do ambiente da casa onde ela está.

Além de ser linda com aquelas folhas cumpridas e estreitas e um design maravilhosos na coloração das folhas,é uma planta ótima para cuidar,pois não é preciso cuidados específicos.É fácil cultivá-la em vasos dentro de casa,ou fora de casa,ela é muito resistente ao calor,e não requer regas constantes,basta regá-las uma ou duas vezes por semana se o clima estiver muito quente.

Lírio-da-paz(Spathiphyllum wallisii)

É uma planta da família Araceae , muito conhecida pelo uso de suas flores para decoração .Seu nome científico é baseado no nome de Gustav Wallis,colecionador de plantas alemão. É originaria da América central e só foi conhecida pelos europeus no século XlX.(Fonte-wikipédia)

O lírio-da-paz além de ser lindo  pelo estilo das suas folhas e flores,sendo assim uma ótima planta para decorar,também é considerada uma das melhores plantas purificadoras do ar,pois ela tem a capacidade de remover todas as substâncias tóxicas existentes no ar.

Essa planta também não exige muitos cuidados específicos,também pode ser cultivada dentro de vasos ou em canteiros a meia sombra,ela gosta de mais regas durante a semana e o solo é bom que esteja sempre úmido.(Os meus lírios não gostam de muito calor,não gostam de ir ao sol e gostam de serem regados de 3 a 4 vezes na semana).É muito importante ter cuidado com crianças e animais,para não colocar as folhas na boca pois é uma planta venenosa para ser ingerida.

Jiboia(Epipremnum pinnatum)

Fonte da foto:Pinterest

Também conhecida como  hera-do-diabo é uma planta da família das Araceae,originária das Ilhas Salomão.A espécie é uma trepadeira sarmentosa,crescendo até 10 m de comprimento, com flores insignificantes e propagação por estaquia de ramos.

A jiboia é ótima para filtrar substâncias tóxicas, assim como monóxido de carbono e benzeno do ar. Ela é uma planta que se multiplica facilmente,costuma ser cultivada apoiada em suportes de xaxim, a pleno sol ou a meia-sombra. Recomenda-se as regas duas vezes por semana,aumentando a quantidade de água no verão e diminuindo no inverno.

Samambaia de boston(Nephrolepis exaltata)

Fonte da foto:Pinterest

Nephrolepis exaltata ,conhecida como samambaia espada ou samambaia boston ,é uma espécie de samambaia da família Lomariopsidaceae (às vezes tratada nas famílias Davalliaceae ou Oleandraceae ,ou em sua própria família, Nephrolepidaceae) nativa de regiões tropicais em todo o mundo.(Fonte-wikipédia)

A samambaia de boston é lindíssima e traz aquele ar bem nostálgico da natureza,excelente para decorar dento de casa,e o mais importante também tem a capacidade de filtrar impurezas do ar.Essa planta se desenvolve em solo úmido, mas não encharcado, rico em nutrientes. Das samambaias cultivadas comuns, a samambaia de Boston é a mais tolerante à seca,ela gosta do solo úmido,mas não em excesso.

Palmeira ráfia(Rhapis excelsa)

Fonte da foto:Pinterest

É uma espécie botânica pertencente à família Arecaceae .É popularmente conhecida pelo nome de palmeira-ráfis ou palmeira-dama e é originária da China.É muito usada para decoração de interiores,mas no Brasil também é amplamente usada em jardins.(Fonte-wikipédia)

A beleza da palmeira ráfia é incomparável ela é perfeita para dentro de casa,principalmente por sua capacidade de filtrar amônia,presente em materiais de limpeza,tecidos e tintas para cabelo.Podendo ser cultivada em vasos em pleno sol ou a meia sombra,e sua rega deve acontecer uma vez por semana,e nos meses mais quentes do ano aumentar as regas.

Existem várias outras espécies de plantas que purificam o ar,particularmente selecionei essas cinco para compartilhar devido a minha experiência e gosto pessoal.A espada de São Jorge e o Lírio-da-paz foram as minhas primeiras plantas e desde quando comecei a cultivá-las, percebi que os meus dois filhos que sofriam de bronquite,pararam de ter crises .

E coincidentemente na mesma época que ganhei um lírio-da-paz,o meu filho caçula estava com bronquite muito atacado e ministrando bombinhas,ao longo do dia.Depois de alguns meses eu percebi que ele não teve mais crise de bronquite e já havia parado de de usar as bombinhas,pesquisei sobre as plantas e descobri que as plantas que tinha naquele momento no caso a espada de São Jorge e o Lírio-da-paz,eram ótimas para purificar o ar.Então acredito que elas fizeram muito bem aos meus filhos,pois saí daquele pesadelo de vê-los tendo crises constantemente de bronquite,graças a Deus.

E as outras três que escolhi foram a Jibóia,a Samambaia e a Palmeira ráfia,eu ainda não tenho essas,mas pretendo tê-las,primeiramente por sua ótima função de purificar o ar,e pelo fato de serem lindas e fácil de cultivá-las também.

Espero que tenham gostado!!!

Se esse conteúdo foi útil para você…

Não esqueça de comentar e compartilhar;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + sete =